Seguidores

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CINEMA EM 3D!!!



A tecnologia 3D digital utiliza imagens para enganar sua visão. Os óculos usados na sessão do cinema possuem lentes polarizadas que filtram apenas ondas de luz que são alinhadas na mesma direção. A tela é especialmente desenvolvida para manter a polarização correta quando a luz do projetor é refletida. Nos filmes que utilizam essa tecnologia, como é o caso de “Avatar”, as imagens ficam meio embaçadas quando vistas sem os óculos apropriados.
Mas os óculos não fazem todo o trabalho de te dar a visão em 3D. Na hora de filmar, um filme em três dimensões exige duas câmeras, uma grudada na outra com fita adesiva. As lentes das câmeras devem estar a pouco mais de seis centímetros uma da outra, aproximadamente a distância entre os olhos de uma pessoa. A câmera esquerda coleta informações para o olho esquerdo, e a câmera direita para o olho direito. Como as lentes de duas câmeras separadas não podem ser colocadas a menos de 15 centímetros uma da outra por causa do tamanho do corpo da câmera, a solução que as empresas de filmagem 3D usam quando a fita adesiva não funciona é filmar diretamente através de uma lente, e usar um espelho a cerca de seis centímetros dela para projetar uma imagem deslocada em uma segunda lente um pouco mais distante. A imagem refletida terá de ser invertida e girada antes da edição do filme.
Também há um software, que controla nove parâmetros: zoom, foco e abertura (a quantidade de luz que entra) da lente de cada câmera, o enquadramento do zoom, para que seja o mesmo em ambas as imagens, e o ângulo relativo das câmeras.
Com certeza é bem mais trabalhoso fazer um filme com essa tecnologia. “Avatar”, de James Cameron, demorou 14 anos para ficar pronto e custou R$ 1 bilhão, mas promete entrar para a história do cinema em 3D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário