Seguidores

domingo, 24 de outubro de 2010

FILMES DE MAIOR BILHETERIA

Os 10 Filmes de Maior Bilheteria da História


E se não houvesse inflação? Os tickets de cinema que custavam cerca de US$ 1,30 em 1965, hoje custam cerca de US$ 10,00 nos Estados Unidos.
Então, para ser justo com os filmes lançados em anos passados, é necessário reajustá-los pela inflação, considerando seus lançamentos e relançamentos eventuais.
A lista de campeões de faturamento muda muito. Para se ter uma idéia, no momento Avatar, que já está chegando a 1,5 bilhão no mundo, 1/3 disso no mercado americano, estaria apenas na 50a. posição.**
Os números desta lista estão todos expressos em dólares e consideram apenas o mercado doméstico dos Estados Unidos, porque os dados do mercado mundial não eram fornecidos até há alguns anos.
Então aqui vai a lista surpreendente das maiores bilheterias da história do cinema:


1. E o Vento Levou (1939. faturamento ajustado: $1.485.028.000. o projeto ambicioso de filmar o livro de Margaret Mitchell, resultou num filme de 4 horas, com produção grandiosa e um sucesso incomparável. é a história de uma moça de rica família do sul dos Estados Unidos, que sofre a decadência com a guerra civil, mas se levanta. Victor Fleming assina a direção, que passou pelas mãos de George Cukor e Sam Wood, não creditados. mas é um típico filme de produtor, do poderoso David O.Selzinick, que conseguiu encaixar todos os elementos, da escolha da 'Scarlett' perfeita - Vivien Leigh - ao incêndio de Atlanta, e contornando o ego de centenas de artistas. um filme perfeito)


2. Star Wars (1977. faturamento ajustado: $1.309.179.000. não é por acaso que George Lucas tem tanta fama. este filme cria um universo novo, com elementos peculiares, mas ao mesmo tempo reconhecíveis dos filmes de capa-espada. unido à tecnologias futuristas, um visual surpreendente e um ritmo alucinante, causaram um impacto profundo no público, que mudaram a forma de ver cinema. a história começa pela sua parte 4, logo após a morte dos pais adotivos de Luke Skywalker, que é convocado pela princesa Leia para combater o lado negro da força, capitaneado por Darth Vader. tudo novo, obra de gênio, pode-se dizer que existe o cinema antes e depois deste filme)


3. A Noviça Rebelde (1965. faturamento ajustado: $1.046.753.000. uma união de talentos, dirigidos por Robert Wise, ótimas canções, uma história improvável e verdadeira e a atriz perfeita para o papel, Julie Andrews. o filme de quase 3 horas se passa na Áustria dos anos 30, prestes a ser tragada pela guerra. conta a história de uma freira com dificuldades de seguir o rígido esquema do convento onde vive nas montanhas, que é destacada para cuidar dos sete filhos de um rico capitão, que os educa com uma disciplina militar. seu carisma e a música vão servir para unir e harmonizar a família. um filme delicioso, ingênuo e inesquecível)


4. E.T. O Extraterrestre (1982. faturamento ajustado: $1.042.629.400. o grande sucesso de Steven Spielberg é um filme poderoso. cheio de referências e citações, conta a história de um alienígena que é deixado para trás por seus companheiros e acaba tendo que se abrigar na casa de um garoto de 10 anos, com quem faz amizade. tudo funciona perfeitamente, roteiro, direção, música e o elenco homogêneo e quase desconhecido, onde duas das crianças, Henry Thomas e a pequena Drew Barrymore, seguiram em frente com suas carreiras)


5. Os Dez Mandamentos (1956. faturamento ajustado: $962.850.000. o megalomaníaco Cecil B. DeMille convocou todos os astros da época para contar a história de Moisés - Charlton Heston - do nascimento até a condução de seu povo à terra prometida, num filme visualmente impressionante com quase 4 horas de duração. hoje nos parece... brega, mas em 56 as pessoas eram diferentes)


6. Titanic (1997. faturamento ajustado: $943.342.300. o maior acidente da história da navegação sempre instigou nossa imaginação. por ter sido a viagem inaugural do maior transatlântico até então - e lembrem-se em 1912 não haviam aviões para voos intercontinentais -, cheio de personalidades e milhares de mortos. James Cameron usou dois grandes trunfos: a tecnologia, na busca dos destroços reais do navio e na reconstituição do acidente; e numa história de amor proibido entre um garoto pobre e uma menina rica que se cruzaram e se separaram na viagem. outro filme longo e perfeito)


7. Tubarão (1975. faturamento ajustado: $941.379.300. o primeiro blockbuster do cinema, antes disso virar praga. a história de terror de um imenso tubarão que atacava banhistas numa praia até então tranquila traumatizou uma geração. a direção segura e inventiva de um jovem Steven Spielberg, a música nervosa de John Williams e principalmente o tubarão mecânico, foram decisivos para o sucesso)


8. Dr. Jivago (1965. faturamento ajustado: $912.395.600. a história de amor entre um jovem médico aristocrata e uma linda enfermeira plebéia na Rússia de 1917, em plena revolução embalou os suspiros. mais uma longa saga de amor e guerra, com direção do genial David Lean e música imortal de Maurice Jarre ajudaram a garantir o sucesso)


9. O Exorcista (1973. faturamento ajustado: $812.679.700. um dos filmes de terror mais assustadores de todos os tempos, impressiona até hoje. muitas histórias inflaram sua mitologia, gente que passava mal assistindo, gente que morreu durante a produção e outras lendas urbanas. o filme aborda a possessão de uma garota de 12 anos e o seu exorcismo por um padre e um especialista, que esteve presente nas escavações onde o mesmo demônio foi libertado)


10. Branca de Neve e os Sete Anões (1937. faturamento ajustado: $801.150.000. primeiro grande sucesso de Walt Disney é uma das histórias infantis mais contadas e conhecidas. uma rainha bela e invejosa, manda matar sua enteada, porque seu espelho lhe disse que esta era mais bela que ela. seu assassino a deixa fugir na floresta, onde é resgatada por sete bondosos anões... o filme ganhou um Oscar especial e sete pequenas estatuetas das mãos da atriz mirim Shirley Temple)


Para matar a curiosidade (e evitar que eu faça uma segunda parte), coloco na ordem os 10 filmes seguintes da lista: 'Os 101 Dálmatas' (1961), 'O Império Contra-Ataca', 'Ben-Hur', 'O Retorno do Jedi', 'Golpe de Mestre', 'Os Caçadores da Arca Perdida', 'Jurassic Park', 'A Primeira Noite de um Homem', 'Star Wars: A Ameaça Fantasma' e 'Fantasia

Nenhum comentário:

Postar um comentário